Ao assinar com o Vasco, Renato Silva entrou para um seleto grupo de jogadores que defenderam os quatro grandes do Rio de Janeiro. Fazendo companhia ao agora cruz-maltino, estão nomes que vão desde o pouco badalado Leandro Eugênio ao craque Paulo Cézar Caju.
Nas últimas décadas, poucos foram os que vestiram profissionalmente as camisas de Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco. O último a fechar o ciclo foi o lateral Léo Moura. Após um início de carreira discreto no Botafogo, o atual camisa 2 da Gávea teve boas passagens por Vasco (2002) e Fluminense (2004). Porém, foi no Rubro-Negro que se destacou e conquistou títulos.
Na década de 90, até pela falta de dinheiro para maiores investimentos, as trocas entre rivais eram mais comuns. Um bom exemplo é o ex-volante Leandro Ávila. Apesar de ter defendido as quatro grandes agremiações, sempre foi bem aceito pelos torcedores. Conquistou dois tricampeonatos estaduais, com Vasco (1992/93/94) e Flamengo (1999/2000/2001), além do Campeonato Brasileiro de 1995, pelo Botafogo. Na Gávea, também foi campeão da Copa Mercosul (1999) e da Copa dos Campeões (2001). Nas Laranjeiras, no entanto, encontrou problemas. Contratado em 1997, foi rebaixado e ficou seis meses sem receber salários.
A lista poderia ser maior e ainda mais ilustre. Vários craques do futebol brasileiro defenderam três agremiações cariocas. Romário, Gérson, Edmundo, Bebeto, Renato Gaúcho, Leônidas da Silva, Petkovic, Felipe, Carlos Alberto Torres, Caio Ribeiro, Mário Sérgio, Luizão, Diego Souza, Dodô, Rodrigues Neto, Ricardo Rocha e Zé Mário são alguns exemplos de jogadores que quase fecharam o ciclo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Expresse o seu pensamento sobre os posts, por isso é sempre necessário seu comentário.